terça-feira, setembro 18, 2012

Mahler, 5ª Sinfonia, Adagietto


Durante os meus anos terríveis, os anos do meu "terramoto" pessoal, esta música fez-se ouvir vezes sem conta cá em casa. Fazendo-me chorar, dando-me paz, apaziguando mágoas, deixando-me libertar sentimentos conturbados. Findos esses anos, raramente a ouvi, ou fui capaz de pôr a tocar o CD onde se encontra: tinha demasiadas memórias dolorosas associadas. Regressei a ela outro dia e descobri que a música pode evocar essas memórias, mas já não as faz doer. Já a consigo ouvir como aquilo que é: uma música bela e doce, melancólica, triste mesmo, mas de uma imensa grandeza apaziguadora. Qual mão suave a acariciar-nos em momentos difíceis. Se a ouvisse num concerto, não sei se não ficaria lavada em lágrimas - se não me lavaria a alma.

Sem comentários: