domingo, outubro 21, 2007

Notícias de Mumemo

Nestes anos de blogosfera, houve muitos momentos fortes e tocantes. Um dos mais especiais foi um projecto de solidariedade, o Proximizade, que me deu a conhecer a Apoiar e Mumemo.
O Proximizade acabou, mas as necessidades de Mumemo não. Por isso, deixo aqui as notícias e as fotos que acabam de me chegar desse cantinho de Moçambique.



Foi em 2005 que tomei conhecimento desta instituição. Desde então, o centro infantil Madre Maria Clara aumentou o número de crianças que acolhe de 110 para 350, e, como as fotografias mostram, já não se vêem barrigas inchadas e olhos tristes, mas caras alegres e saudáveis de meninos bem alimentados. 200 deles frequentam as aulas na creche e os 150 mais velhos andam na escola primária do ensino oficial. A creche dá de comer a todos e conta agora com 12 educadoras, 1 senhora para limpeza, 1 cozinheira e 1 ajudante.
O dinheiro enviado pelos padrinhos cobre as despesas de alimentação, vestuário e fardas das crianças e o pagamento de ordenados do pessoal, dando também para sustentar o lar de órfãos recentemente inaugurado, onde já habitam 45 crianças.
Os links estão no post, sigam-nos e colaborem. Há crianças que agradecem.

7 comentários:

Helder21 disse...

Estas duas fotos deixaram-me com o coração nas mãos.
Fez em Setembro passado 2 anos que estive em Mumemo, tentando ajudar com o que podia e o melhor que sabia.
"Nessa mesma creche" durante cerca de um mês, logo pela manhã, tinhamos encontro marcado, para desenvolvermos a coordenação motora e alguma expressão corporal.
Foram horas inolvidáveis que não mais esquecerei.
Agora, ao ver estas fotos, quando comparadas com as minhas, cerca de dois anos depois fiquei...

Obrigado.

Zu disse...

Obrigada eu, Helder. Se quiser contar-nos alguma coisa mais sobre o trabalho aí desenvolvido, mande-me um mail (1poucomais@sapo.pt) e eu publico, com todo o gosto.

Anónimo disse...

Olá,
sou um voluntário educador de infância em Mumemo. Estarei aqui até ao próximo Agosto e tenho um sonho.Ampliar e remodelar o jardim de infância...quem quiser ajudar nos custos e conhecer o novo projecto veja o meu blog www.africa-nossa.blogspot.com!!

Está lá tudo explicado...e façam publicidade...as crianças merecem...

Luis

Zu disse...

Muito obrigada, Luís. Já vi o seu blog, e vou divulgar o projecto que está a desenvolver. Desejo os maiores sucessos para Mumemo!

Zu disse...

Caro Helder, caso passe por aqui, queria dizer-lhe que não consigo responder ao seu mail.

Anónimo disse...

Olá. Estas fotos deixaram-se muitas saudades. Agosto passado tive a oportunidade de passar uns dias em Mumemo. Conheci a minha afilhada e tive o privilégio de dar um pouco de mimo as estas crianças. A obra das irmãs é fantástica, não só com os mais pequenos, mas também com os jovens que freqentam os cursos profissionais. Foram uns dias plenos de emoções, que é bom partilhar. Espero voltar em breve.Ana Barata

Helder21 disse...

Olá,
É com muito agrado que vejo mais pessoas interessadas naquelas gentes maravilhosas.
Quando voltei de Mumemo a ultima vez, em Fevereiro de 2006, juntamente com muitos amigos e amigos deles, começamos a recolher brinquedos, livros, roupas, sapatos, enfim muita coisa, que finalmente estão a seguir para Mumemo, através das Irmãs em Oeiras.

O meu contacto em Espanha, onde vivo actualmente, 0034607544959

Meu contacto em Portugal, onde estou aos fins de semana, 00351913806132.

helder.silva@repele.es