sexta-feira, junho 27, 2008

Expressão de perplexidade materna

15 disciplinas no 7º ano??? Ok, duas são semestrais, contam por uma. Ainda ficam 14. Demasiadas. As três que só têm uma avaliação qualitativa não servem, na prática, para grande coisa. Estudo Acompanhado foi transformado em mais 90 minutos de Matemática. Formação Cívica serve, especialmente, para tratar da Direcção de Turma. Em Área de Projecto inventam alguns trabalhos que, em geral, acabam por ser feitos em casa com a ajuda da mãe...
270 minutos. 4h30. Uma manhã ou uma tarde inteira de aulas. Sem elas, o horário seria mais aligeirado e haveria mais tempo para actividades extra.

Expressão de orgulho materno

Sete 5 +Cinco 4 + Três Satisfaz Bem

Haverá mesmo funcionários públicos a mais?

Experimentem ir tratar de um documento à Loja do Cidadão das Laranjeiras, em Lisboa. O bilhete de identidade ou o passaporte, por exemplo. Vejam as horas que passam em bichas, estando todos os guichets a funcionar com empregados diligentes.

segunda-feira, junho 23, 2008

É isso mesmo

Apesar de tudo, há uma grande diferença entre este PSD de Manuela Ferreira Leite, Rui Rio e António Borges e aquela organização inexplicável de Meneses, Ribau e Mendes Bota. Este, pelo menos, é votável., diz o JCD do Blasfémias
Agora eu já sei em quem vou votar, em 2009. Apesar de, uma vez mais, o fazer seguindo o critério de "do mal, o menos". Um dia, gostava de votar convicta num partido ou num candidato.

sábado, junho 21, 2008

Ar condicionado nos hospitais

Quando a minha filha nasceu, há treze anos, era Inverno. Na maternidade, porém, estava calor. Mesmo sendo Inverno, o sol batia nas janelas das enfermarias e tornava o ambiente quente. Diziam-me as enfermeiras que, no Verão, devido à exposição solar e à falta de ar condicionado, todas as recém-mães tinham febre à tarde. Eu dei graças por ter dado à luz em Fevereiro...
Treze anos depois, não sei como as coisas estarão naquela maternidade. Mas, pelos vistos, continua a haver instituições de saúde indevidamente preparados para o calor. Um estudo vem dizer que a falta de ar condicionado nos hospitais mata. Será que, agora, se acaba com semelhante situação?

quinta-feira, junho 19, 2008

Ainda à solta...

Como o predador rondando a caça

É assim que me sinto. Parece que nada faço, nada avança. Mas há ideias a germinar, a crescer, de que mal tenho consciência. A contemplação faz parte do trabalho do investigador. Uma parte de que não gosto: pode ser desesperante. Tem repentes provocados pelo avistar da luz que nos indica o caminho a seguir, mesmo que sejam altas horas da madrugada. Tem fases de torpor diante do computador, diante de papéis que insistem em nada nos revelar. Depois, vem o momento de se fazer claro na nossa mente: a organização do texto, a sua lógica interna, o que queremos e podemos dizer a partir dos dados que temos. Mas até lá chegar, há longos e massacrantes dias em que parecemos obtusos. Em que olhamos por todos os lados a nossa presa ou até parecemos ignorá-la. Mas ela está lá, sempre. No momento certo saberemos saltar sobre ela e caçá-la. Sinto-me que nem leoa que avista ao longe a gazela; quero que chegue depressa o momento de a abocanhar. Nhac!

(Escrevi isto em Abril de 2004; subscrevo-o, agora, em novo momento de obtusidade que tem de passar rapidamente à fase de abocanhar a gazela; outra gazela, claro, mas não menos fugidia, difícil de caçar).

quarta-feira, junho 18, 2008

Provas de aferição

A Ministra da Educação está muito satisfeita com os resultados das provas de aferição deste ano (ver aqui). Eu pergunto-me se foram os alunos que, efectivamente, melhoraram o seu nível de conhecimentos, ou se foi o grau de dificuldade das provas que diminuiu. Ou ainda, numa terceira hipótese, se a grande mudança terá passado por um maior empenhamento dos professores na preparação dos alunos para a realização das provas.

Adenda: as provas estão disponíveis no site do GAVE. Só tive ainda oportunidade de ver as provas de Português, em relação às quais já percebi como é que os resultados melhoraram extraordinariamente. Estranho seria que assim não fosse... Diria que a do 4º ano está feita para alunos do 2º, e que a do 6º poderia ser respondida por alunos do 4º. Na do 6º ano, até se explica o que quer dizer "protagonistas"...

segunda-feira, junho 16, 2008

A linha da frente e as escolas

Diz esta notícia que Sócrates quer a escola pública na linha da frente tecnológica. Eu, como mãe de uma aluna que frequenta a escola pública, preferia uma linha da frente mais prosaica: com mesas e carteiras em bom estado, estores nas janelas que funcionem, aquecimento no Inverno, espaços recreativos em condições, instalações sanitárias condignas, boas bibliotecas. Ah, e um número de auxiliares educativos adequado às necessidades de cada estabelecimento. Depois dessas metas atingidas, então pensaria nos quadros interactivos, nos espaços ligados à internet, etc, etc.

quinta-feira, junho 12, 2008

32º, disseram-me

Eu nem quero saber quantos são ao certo. Quero é a Primavera fresca que estávamos a ter de volta. Os meus neurónios entram em greve quando o termómetro ultrapassa os 28º e têm o apoio incondicional das pernas, que se recusam a andar. Fico imprópria para consumo. E não estou em férias...
Acho que vou emigrar para a Islândia...

quarta-feira, junho 11, 2008

O país das maravilhas

Às vezes acho que vivo num país onírico, como a Alice do desenho aqui em baixo. Camionistas a impedir camionistas de trabalhar, desvio de camiões, GNR a escoltar veículos em lugar de prender quem impede os outros de trabalhar, comentários palermas do BE e PCP sobre um evidente "lapsus linguae" presidencial, tudo isto a meias com a selecção e o Euro... A sensação é que o sonho da Alice deve estar a chegar ao fim, à loucura total da Rainha de Copas que quer cortar cabeças. Acorda, Alice, acorda! Antes que seja tarde...

segunda-feira, junho 09, 2008

domingo, junho 08, 2008

Orgulho

Dia de palmas até as mãos doerem, de lágrima no canto do olho, por vezes a rolar pela face, de apetecer dizer aos quatro ventos "É a minha filha!".

domingo, junho 01, 2008

Enjoo

Já vomito selecção, Euro, futebol, jogadores, Neuchâtel mal pronunciado e as milhentas coisas sem ponta de interesse sobre a selecção com que tv e rádio nos enchem os ouvidos e a paciência. Ainda não chegaram ao ponto de dizer quantas vezes o Cristiano Ronaldo foi à casa de banho, mas já lá andam perto.